segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Palestra com o Àràbà Olúsọ́jí Oyékàlẹ̀



No mês de abril de 2019, o Templo de Ifá "Ajàgùnmàlè, o Veraz", em parceria com o Templo Espiritual "Caboclo Pantera Negra", recebeu o Awo Olúsọ́jí Oyékàlẹ̀, que é o Àràbà* de Ìjàgbó (estado de Kwàrà, Nigéria), bem como o Awo Ifáṣọlá Ifáṣinà Àmúfáwuni Ògún, que acompanhava o Àràbà.
No dia 06 de abril de 2019 o Àràbà nos brindou com uma palestra incrível sobre como é o culto tradicional Yorùbá, praticado na Nigéria, exemplificando algumas práticas de Ifá e Òrìṣà.
Esperamos que gostem!
Sobre o Àràbà: O Àràbà Awo Olúsọ́jí Oyékàlẹ̀ é natural da cidade de Ìjàgbó (Estado de Kwàrà, Nigéria). É bacharel em Língua Inglesa. Ifá, em sua vida, é uma herança familiar, pois descende de uma longa linhagem de Sacerdotes de Ifá (Babaláwo). Ainda assim, foi treinado por diversos outros Sacerdotes de Ifá, tais como o Olóyè Amori Fábúnmi, um dos mais importantes Babaláwo, e o Olóyè Fálọlá Oyèyọmí Àbukẹ́. O Àràbà Olúsọ́jí Oyékàlẹ̀ possui mais de 30 anos de prática como Sacerdote de Ifá e de Òrìṣà, tendo iniciado e treinado diversos Sacerdotes de Ifá na Nigéria e em outros países. Ele é o Dirigente do Ilé Ifá Ifáláfinimọ̀nà, Templo de Ifá fundado por ele na cidade de Ìjàgbó, um dos mais respeitados templos de Ifá do Mundo, dedicado a oferecer a todos os praticantes do Culto de Ifá e de Òrìṣà conhecimento, treinamento e orientação, além de ajudar a comunidade local a ter uma boa qualidade de vida.
O Àràbà Olúsọ́jí Oyékàlẹ̀ está apto a fazer iniciações em Ifá, Ògún, Ṣàngó, Ọ̀ṣun, Ọya (Ìyànsàn), Yemọja, Ẹgbẹ́, Ọbàtálá, Èṣù, Ògbóni, Ìyàmi, Aganjú, Ọbalúayé, Odù-Lógbóje, Àjé e outros Àwọn Òrìṣà (Orixás). Para o Àràbà Olúsọ́jí Oyékàlẹ̀ a iniciação é um renascimento, pois o iniciado estará alicerçado com as corretas energias, que devem fazer brilhar definitivamente seu Orí.
Já o Awo Ifáṣọlá Ifáṣinà Àmúfáwuni Ògún é o Awo Akọ́dá (segundo na hierarquia) da família de Ifá do Àràbà Olúsọ́jí Oyékàlẹ̀, sendo que ele foi o Ojùgbọ̀nà (condutor e professor imediato dos iniciandos) de todos os iniciados em Ifá do Templo de Ifá "Ajàgùnmàlè, o Veraz".

Àṣẹ!!

* A palavra Àràbà designa uma árvore, cujo nome científico é "Ceiba pentandra", conhecida no Brasil como Mafumeira, Samaúma, entre outros. É típica das Américas Central e do Sul e parte da África Ocidental. Em sua fase adulta pode atingir 80 metros, sendo que seu tronco alcança 03 metros de diâmetro, possuindo grande copa e, por isso, produz muita sombra.
Na Religião Tradicional Yorùbá o vocábulo Àràbà se refere ao líder de uma comunidade formada pelos seguidores do culto de Ifá, especialmente os Babaláwo, de uma cidade. Assim, todas essas comunidades possuem um Àràbà que os lidera e os representa. Ele é escolhido pela comunidade e, normalmente, essa escolha recai não somente sobre o mais velho e experiente Sacerdote, mas sobre o mais capacitado para conduzí-la ao sucesso. Dessa forma, não é possível ser Àràbà se não for por escolha direta de seus futuros liderados. Assim como "Àràbà-árvore" produz muita sombra e protege todos aqueles que estão sob sua copa, o "Àràbà-Sacerdote de Ifá" deve colocar sob sua proteção a comunidade, dando-lhes condições a terem uma vida mais adequada.
Quando da morte de um Àràbà o conselho de Babaláwo se reúne para fazer a escolha de um novo. Em primeiro lugar se ouvirá o Babaláwo mais velho, para ver sua opinião e se ele possui alguma indicação ou se ele mesmo não deseja ser o novo Àràbà.
É comum indicar-se o filho mais velho do Àràbà falecido, desde que este seja Babaláwo, mas não é uma regra absoluta. Depois da indicação um dos Babaláwo do conselho fará a divinação para saber se Ifá aprova ou não a escolha do novo Àràbà.
Havendo a concordância, marca-se a data para a cerimônia de posse. Se não houve faz-se um novo escrutínio e submete, mais uma vez à divinação, pois a palavra final é de Ifá. O Rei da cidade é quem preside a cerimônia de posse, auxiliado pelas autoridades locais, especialmente os dirigentes da Sociedade Ògbóni.


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