No mês de abril de 2019, o Templo de Ifá
"Ajàgùnmàlè, o Veraz", em parceria com o Templo Espiritual
"Caboclo Pantera Negra", recebeu o Awo Olúsọ́jí Oyékàlẹ̀, que é o
Àràbà* de Ìjàgbó (estado de Kwàrà, Nigéria), bem como o Awo Ifáṣọlá Ifáṣinà
Àmúfáwuni Ògún, que acompanhava o Àràbà.
No dia 06 de abril de 2019 o Àràbà nos brindou com
uma palestra incrível sobre como é o culto tradicional Yorùbá, praticado na
Nigéria, exemplificando algumas práticas de Ifá e Òrìṣà.
Esperamos que gostem!
Sobre o Àràbà: O Àràbà Awo Olúsọ́jí Oyékàlẹ̀ é
natural da cidade de Ìjàgbó (Estado de Kwàrà, Nigéria). É bacharel em Língua
Inglesa. Ifá, em sua vida, é uma herança familiar, pois descende de uma longa
linhagem de Sacerdotes de Ifá (Babaláwo). Ainda assim, foi treinado por
diversos outros Sacerdotes de Ifá, tais como o Olóyè Amori Fábúnmi, um dos mais
importantes Babaláwo, e o Olóyè Fálọlá Oyèyọmí Àbukẹ́. O Àràbà Olúsọ́jí Oyékàlẹ̀
possui mais de 30 anos de prática como Sacerdote de Ifá e de Òrìṣà, tendo
iniciado e treinado diversos Sacerdotes de Ifá na Nigéria e em outros países.
Ele é o Dirigente do Ilé Ifá Ifáláfinimọ̀nà, Templo de Ifá fundado por ele na
cidade de Ìjàgbó, um dos mais respeitados templos de Ifá do Mundo, dedicado a
oferecer a todos os praticantes do Culto de Ifá e de Òrìṣà conhecimento,
treinamento e orientação, além de ajudar a comunidade local a ter uma boa
qualidade de vida.
O Àràbà Olúsọ́jí Oyékàlẹ̀ está apto a fazer
iniciações em Ifá, Ògún, Ṣàngó, Ọ̀ṣun, Ọya (Ìyànsàn), Yemọja, Ẹgbẹ́, Ọbàtálá, Èṣù,
Ògbóni, Ìyàmi, Aganjú, Ọbalúayé, Odù-Lógbóje, Àjé e outros Àwọn Òrìṣà (Orixás).
Para o Àràbà Olúsọ́jí Oyékàlẹ̀ a iniciação é um renascimento, pois o iniciado
estará alicerçado com as corretas energias, que devem fazer brilhar
definitivamente seu Orí.
Já o Awo Ifáṣọlá Ifáṣinà Àmúfáwuni Ògún é o Awo Akọ́dá
(segundo na hierarquia) da família de Ifá do Àràbà Olúsọ́jí Oyékàlẹ̀, sendo que
ele foi o Ojùgbọ̀nà (condutor e professor imediato dos iniciandos) de todos os
iniciados em Ifá do Templo de Ifá "Ajàgùnmàlè, o Veraz".
Àṣẹ!!
* A palavra Àràbà designa uma árvore, cujo nome
científico é "Ceiba pentandra", conhecida no Brasil como Mafumeira,
Samaúma, entre outros. É típica das Américas Central e do Sul e parte da África
Ocidental. Em sua fase adulta pode atingir 80 metros, sendo que seu tronco
alcança 03 metros de diâmetro, possuindo grande copa e, por isso, produz muita
sombra.
Na Religião Tradicional Yorùbá o vocábulo Àràbà se
refere ao líder de uma comunidade formada pelos seguidores do culto de Ifá,
especialmente os Babaláwo, de uma cidade. Assim, todas essas comunidades
possuem um Àràbà que os lidera e os representa. Ele é escolhido pela comunidade
e, normalmente, essa escolha recai não somente sobre o mais velho e experiente
Sacerdote, mas sobre o mais capacitado para conduzí-la ao sucesso. Dessa forma,
não é possível ser Àràbà se não for por escolha direta de seus futuros
liderados. Assim como "Àràbà-árvore" produz muita sombra e protege
todos aqueles que estão sob sua copa, o "Àràbà-Sacerdote de Ifá" deve
colocar sob sua proteção a comunidade, dando-lhes condições a terem uma vida
mais adequada.
Quando da morte de um Àràbà o conselho de Babaláwo
se reúne para fazer a escolha de um novo. Em primeiro lugar se ouvirá o
Babaláwo mais velho, para ver sua opinião e se ele possui alguma indicação ou
se ele mesmo não deseja ser o novo Àràbà.
É comum indicar-se o filho mais velho do Àràbà
falecido, desde que este seja Babaláwo, mas não é uma regra absoluta. Depois da
indicação um dos Babaláwo do conselho fará a divinação para saber se Ifá aprova
ou não a escolha do novo Àràbà.
Havendo a concordância, marca-se a data para a
cerimônia de posse. Se não houve faz-se um novo escrutínio e submete, mais uma
vez à divinação, pois a palavra final é de Ifá. O Rei da cidade é quem preside
a cerimônia de posse, auxiliado pelas autoridades locais, especialmente os
dirigentes da Sociedade Ògbóni.
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