quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Ìwà Pẹ̀lẹ́: a chave do sucesso na vida espiritual




Ìwà Pẹ̀lẹ́: a chave do sucesso na vida espiritual
Em 22 de junho de 2019, no Templo Espiritual Caboclo Pantera Negra, tivemos a palestra "Ìwà Pẹ̀lẹ́: a chave do sucesso na vida espiritual", na qual se discutiu sobre ética e moral, pois devemos compreender o que é a ética para que possamos segui-la a fim de ter bons frutos durante nossa jornada espiritual em contato com o Ọ̀run (mundo espiritual).
Ìwà Pẹ̀lẹ́ é considerado pelos Yorùbás como a representação do bom caráter e está relacionado com a capacidade prática de provocar mudanças evidentes de energia. Na religião tradicional Yorùbá isso é de suma importância, já que o caráter do homem demonstra seu coração e Olòdúmarè (Deus), o qual é chamado de “O buscador de corações”, vai em busca de nossos corações analisando-o sempre. Nas religiões tradicionais o coração desempenha papel importante.
Ìwà significa caráter, a energia da vida. Ìwà é o que caracteriza uma pessoa sob o ponto de vista ético. Para ser feliz uma pessoa deve ter Ìwà Pẹ̀lẹ́, pois quem tem bom caráter não entra em choque com os seres humanos, nem com os poderes sobrenaturais. Esse é o mais importante dos valores morais (prática da ética) Yorùbá, e a essência da fé consiste em cultivá-lo.

Sobre o expositor: Sacerdote afro-religioso. É dirigente do Templo Espiritual Caboclo Pantera Negra (Terreiro de Umbanda Omolokô) e do Ilé Ifá Ajàgùnmàlè Olóòtọ́ Aiyé. É Erìnmì Awo da cidade de Ìjágbó, Estado de Kwárà, Nigéria e o Líder (Olórí Ẹbí) da família de Ifá do Àràbà Olúsọjí Oyékàlẹ̀ para o Brasil. Especialista e Mestre em Ciência da Religião (ambas pela PUC/SP), Especialista em História da África e do Negro no Brasil pela UCAM/RJ; Bacharel, Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, pelo Centro de Altos Estudos de Segurança; Especialista em Políticas Públicas de Gestão em Segurança Pública (PUC/SP).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O mistério da Macumba :  curiosas revelações sobre os ritos africanos no Brasil Por Carlos Alberto Nóbrega da Cunha (Matéria publicada n...