quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Do Òrìṣà Èṣù à entidade Exu: como compreender o papel desse Irúnmọlẹ̀



No dia 08 de junho de 2019 tivemos a palestra que tratou do Òrìṣà Èṣù, divindade primordial do panteão yorùbá, bem como suas transformações no Brasil, inclusive sua associação com o "diabo" das religiões judaico-cristãs.
Nessa palestra tentou-se desmistificar vários aspectos de Exu, bem como sua representação no Candomblé, Umbanda, Quimbanda e outros cultos afro-brasileiros.
Abordou-se, também, o pensamento errôneo de se comparar o Òrìṣà Èṣù com o Exu da Umbanda e Kimbanda, bem como com os Minkisi Pambu Njila e Aluvaiá (do panteão bantu) ou com o Vòdún Lε̆gbà (do panteão Ewe/Fɔ̀n/jèji). Não deixe de curtir, comentar e de se inscrever no canal.

Sobre o expositor: Sacerdote afro-religioso. É dirigente do Templo Espiritual Caboclo Pantera Negra (Terreiro de Umbanda Omolokô) e do Ilé Ifá Ajàgùnmàlè Olóòtọ́ Aiyé. É Erìnmì Awo da cidade de Ìjágbó, Estado de Kwárà, Nigéria e o Líder (Olórí Ẹbí) da família de Ifá do Àràbà Olúsọjí Oyékàlẹ̀ para o Brasil. Especialista e Mestre em Ciência da Religião (ambas pela PUC/SP), Especialista em História da África e do Negro no Brasil pela UCAM/RJ; Bacharel, Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, pelo Centro de Altos Estudos de Segurança; Especialista em Políticas Públicas de Gestão em Segurança Pública (PUC/SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O mistério da Macumba :  curiosas revelações sobre os ritos africanos no Brasil Por Carlos Alberto Nóbrega da Cunha (Matéria publicada n...