quinta-feira, 30 de janeiro de 2020



No dia 03 de Agosto de 2019 tivemos a palestra "Ògún, o orixá da tecnologia e da civilização", na qual discutiu-se a grandeza e importância desse Irúnmọlẹ̀/Òrìṣà para o povo yorùbá (iorubá) e para os seguidores dos cultos afro-diaspóricos e afro-brasileiros.
Discutiu-se os elementos que compõem as histórias sobre Ògún, bem como as suas representações, como o ferro, a caça, a tecnologia, a civilização, a justiça e a prosperidade.
Esclareceu-se que, para o yorùbá, Ògún (Orixá) não possui uma relação direta com Yemọjá (Iemanjá), ou com a guerra (Ogun).
Como Ògún é o Orixá que ensinou a caça aos demais Orixás e aos seres humanos, abordou-se o fato de que Ògún é o Orixá dos caçadores (em yorùbá Ọdẹs). Sendo assim, Ọ̀ṣọ́ọ̀si (oxóssi) foi seu primeiro cultuador, pois ele foi o primeiro Olúọdẹ (Senhor dos caçadores). Também explicamos a grafia correta de Lòògùnẹdẹ̀ (Logunedé), ressaltando a importância de Ògún com a magia (òògùn) e a ligação que há entre esses dois Orixás.

]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O mistério da Macumba :  curiosas revelações sobre os ritos africanos no Brasil Por Carlos Alberto Nóbrega da Cunha (Matéria publicada n...