quinta-feira, 30 de janeiro de 2020



Em 20 de julho de 2019 houve a palestra "Jurema sagrada: a fina ciência do nordeste". “Foi justamente a partir da conjuntura de destribalização indígena Tupi no litoral paraibano que registramos uma renovação do uso ritual da jurema com o nascimento de um xamanismo que continha elementos não indígenas em sua configuração. Foi assim na cidade de Alhandra, onde emergiu um culto que se distanciou do viés étnico e centrou-se mais na percepção das ‘cidades da jurema’ e seus ‘mestres’. O catimbó aí emergente nem por isso esteve deslocado da resistência indígena ao colonialismo. Já no século XX, o catimbó – que foi se transmutando para uma religiosidade chamada simplesmente de jurema – é alcançado pela umbanda que, com toda sua plasticidade processual característica, foi reconfigurando aquela tradição religiosa e o uso da jurema a ela associada. Mas, nem por isso, usos tradicionais do catimbó-jurema e indígenas deixaram de ser praticados.” (GRÜNEWALD, Rodrigo de Azeredo. Nas trilhas da Jurema. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 38.1: 110-135, 2018) Abordou-se, também, sobre o Universo do Catimbó/Jurema: as cidades sagradas, a Princesa, o Príncipe, os Mestres e Mestras, Caboclos e Caboclas.

Um comentário:

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